Tudo Sobre o Meu Tratamento de Baixa Dosagem com Roacutan (Isotretinoína)! - Menininha é a Mãe

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Tudo Sobre o Meu Tratamento de Baixa Dosagem com Roacutan (Isotretinoína)!

Tudo tratamento baixa dosagem Roacutan/Accutane (Isotretinoína)
Tudo sobre o meu tratamento de baixa dosagem com Roacutan (Isotretinoína)
Olá pessoal, hoje vou dividir com vocês como foi todo o meu tratamento com Roacutan® (Isotretinoína). Se você está pesquisando sobre, vai começar o seu tratamento ou não faz ideia do que seja isso, vem comigo.

O que é Roacutan®?

Roacutan® é um medicamento que contém em sua fórmula uma substância derivada da vitamina A – a isotretinoína. 

Para que Serve?
Roacutan® é indicado para o tratamento de formas graves de acne (nódulo-cística e conglobata ou acne com risco de cicatrizes permanentes) e quadros de acne resistentes a tratamentos anteriores (antibióticos sistêmicos e medicamentos de uso tópico).
Ação Esperada de Roacutan®
A melhora clínica da acne grave está associada à diminuição da atividade e à redução do tamanho das glândulas produtoras de sebo. O tempo médio de início de ação farmacológica com repercussão clínica é variável, mas estimado entre 8 e 16 semanas.
Quando Começa a Minha História com a Acne?
Começa aos 11 anos de idade, após a minha primeira menstruação. Os primeiros sinais foram o aparecimento de cravos na região do nariz e contorno da boca, depois, algumas espinhas começaram a aparecer nas bochechas e testa, mas em pouco tempo eu comecei a ter nódulos (aquelas espinhas grandes, muito inflamadas e avermelhadas que afetam as camadas mais profundas da pele, sempre deixando manchas e cicatrizes) nas costas, em todo o rosto, pescoço e até nos braços.

Minha mãe, na época, me levou à vários dermatologistas e em TODOS a tratativa era sempre a mesma: "É da idade, mas depois passa", eles me receitavam várias pomadas, ácidos, sabonetes e qualquer coisa de uso tópico. 

O gasto com essas consultas e produtos era absurdo e o resultado era quase imperceptível. Ninguém além de eu mesma notava alguma diferença, meu rosto ficava seco após a lavagem e tonificação (pois minha pele era extremamente oleosa), a vermelhidão era aliviada após o uso de ácidos e géis, mas os cravos, espinhas e nódulos continuavam aparecendo sem que a região tratada ficasse livre dessas características por muito tempo. 

Bom, quando eu já estava com 18 anos de idade e sem nenhuma melhora no meu quadro, fui a uma consulta ao ginecologista pois tinha visto em algum lugar que a acne poderia ter origem hormonal.
Minha acne adulta: cravos e espinhas (nódulos císticos) Roacutan
Minha acne adulta: cravos e espinhas (nódulos císticos)
A ginecologista me pediu exames de sangue e um ultrassom da pelve, pois os locais em que a minha acne aparecia com maior intensidade (pescoço, queixo, bochechas e costas) poderiam indicar a presença de cistos no ovário.
O resultado do exame comprovou a existência de um cisto no ovário esquerdo e isso não é o mesmo que SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos), no meu caso, os cistos aparecem e desaparecem sozinhos a cada ciclo menstrual, mas afetam a produção de hormônios andrógenos que aumentam a produção de sebo, tornando a pele oleosa, com poros dilatados e acneica.  
A ginecologista me receitou então, um anticoncepcional muito mais conhecido por sua ação no tratamento da acne do que na contracepção (não vou citar o nome pra não induzir a utilização sem consultar o médico).

Qual Foi o Resultado do Anticoncepcional?

Aos poucos a acne foi diminuindo e em seis meses eu já não desenvolvia mais nenhum nódulo, minha pele ficou livre da acne e sobraram apenas as manchas e cicatrizes, mas até ai eu podia retomar a vida, porque é como se a minha adolescência não tivesse existido, não tenho nenhuma foto deste período, nenhuma mesmo, é um trecho em branco, perdido e que só agora compreendo o impacto causado. 

Eu tinha vários apelidos na escola, mas chokito era o mais digamos, famoso, as pessoas e os meus amigos se cumprimentavam com beijos no rosto, mas um aceno pra Ângela era o suficiente, minhas camisetas sempre tinham aqueles pontos de sangue nas costas, assim como as minhas fronhas do travesseiro e tudo isso é ruim de lembrar, mas nada disso mudava a pessoa que eu era de verdade e que eu apaguei por medo, vergonha, mágoa, enfim...
Tá, mas Chega de Blá, Blá, Blá e o Roacutan®?
Aparelhos de M.A.P.A e Holter para diagnóstico de Hipertensão Arterial
Aparelhos de M.A.P.A e Holter para diagnóstico de Hipertensão Arterial - Início da Acne Adulta
O efeito do anticoncepcional foi lindo enquanto durou, mas aos 27 anos de idade, eu descobri que era hipertensa (pressão alta sabe, assunto pra depois) e tive que interromper o uso imediatamente, porque utilizar pílulas combinadas (que possuem dois hormônios em sua composição) nesta condição, aumenta o risco de trombose e acidente vascular cerebral (AVC). 

Existem pílulas com apenas um hormônio (progesterona) que podem ser utilizadas com segurança por hipertensas desde que com acompanhamento médico. Estas pílulas poderiam trazer algum resultado, mas eu já estava de saco cheio e decidi assumir as minhas espinhas, mas eu não imaginava o que estava por vir. 
É Agora que Entra em Ação o Roacutan®!
Ao parar de tomar a pílula meu rosto foi aos poucos voltando a ter acne, mesmo a utilização de maquiagens não cobria as elevações das espinhas, e em questão de meses eu já tinha a mesma aparência dos meus 18 anos com nódulos doloridos, inchados e inflamados, então, tomei a decisão...
Início da Acne Adulta após suspensão de anticoncepcional
Início da Acne Adulta após suspensão de anticoncepcional
Aos 27 anos de idade voltei aos dermatologistas, com meu histórico em mãos, fugi daqueles que indicavam apenas os tratamentos tópicos e encontrei um médico que tirou todas as minhas dúvidas sobre o Roacutan®.
Primeira Coisa a se Fazer Antes de Iniciar o Tratamento.

Tá achando que é só chegar no médico e pedir para tomar Isotretinoína e pronto? Nada disso, você deve contar todo o seu histórico, listar todos os tratamentos e as dicas "milagrosas" que toda tia ou vizinho te deram ("passa pasta de dente ou lava o rosto com água de arroz").

Se o seu médico entender que as tratativas anteriores não deram o resultado esperado ele vai te pedir alguns exames de SANGUE para saber se você pode iniciar o uso da Isotretinoína. Se tudo estiver certo, a sua dosagem e tempo de tratamento serão calculados de acordo com o seu peso, obedecendo o parâmetro indicado para a eficácia do remédio, sendo necessária a dosagem total entre 120 e 150 miligramas de isotretinoína para cada quilo do seu peso. 

Exames com Valores (Realizados no Laboratório Lavoisier em Janeiro de 2016)

- Sistema ABO e RH = R$ 10,50
- Estudo do Colesterol = R$ 50,00
- Fosfatase Alcalina = R$ 9,45
- Gama Glutamil Transferase = R$ 9,45
- Glicose = R$ 6,30
- Hemograma = R$ 10,50
- Dosagem de Beta HCG = R$ 30,45
- Atividade de Protrombina = R$ 9,45
Transaminase glutâmico Oxalacética = R$ 7,35
Transaminase glutâmico Pirúvica = R$ 7,35
TOTAL: R$ 150,80

desmaio

Foram 5 tubinhos de sangue e o maior mico da minha vida, gente eu tenho PAVOR de agulha e desmaio ao ver sangue. Ai a pessoa aqui sai de casa as 06h00 da manhã em jejum, sozinha e corajosa. Quando eu sentei pra tirar o sangue fui logo avisando que eu tinha pavor (fica a dica, porque as enfermeiras trocam a agulha por uma menor de uso em bebes, no meu caso, serão sempre agulhas para Recém-Nascidos)

Tava tudo bem, superei a dor inicial, virei o rosto pro outro lado e estava tagarelando pra aliviar o nervosismo, mas aí começou a me dar uma fraqueza, fui ficando zonza e disse pra enfermeira: "Moça eu acho que a minha pressão caiu", ela segurou meu queixo, puxou minhas pálpebras e disse: "Caiu mesmo, você vai desmaiar"...kkk...a partir daí, eu lembro que estavam ela e outro enfermeiro na salinha, e eles levantaram as minhas pernas e as colocaram numa cadeira para estimular a circulação do sangue, também me trouxeram água gelada e me fizeram beber depressa, e eu ouvia lá longe alguém perguntar se eu estava melhor. 

A conclusão é que eu tive um pequeno desmaio, me levaram para a salinha onde você tira sangue deitado, eu tive que furar o outro braço porque eu apaguei no meio do primeiro tubinho. Todos os próximos exames eu fiz assim, deitadinha, com o ar condicionado no máximo e MUITA atenção das enfermeiras.
Curativos da ala infantil (onde você colhe sangue deitado) - Hemograma
Curativos da ala infantil (onde você colhe sangue deitado) - Hemograma
Eu precisava repetir os exames TODOS os meses e o meu tratamento durou 9 meses, então, desenvolvi uma estratégia, comecei a usar uma pomada anestésica nos dois braços uma hora antes de ir ao laboratório. A pomada se chama EMLA e age como anestesia tópica da pele para inserção de agulhas, por exemplo, introdução de cateteres venosos, coleta de amostras sanguíneas e procedimentos cirúrgicos superficiais. 

As enfermeiras tinham mais dificuldade em achar as veias depois do uso da pomada, (porque os vasos ficavam menos dilatados) e eu sempre acabava com furos nos dois braços, mas ela ajudava na dor física e no psicológico. Recentemente precisei fazer uma bateria de exames por causa da Endometriose (veja o post sobre isso aqui) e descobri que essa pomada saiu de circulação T_T e não achei nada que a substituísse. 

Somente com o resultado dos exames em mãos e estando tudo certo, principalmente com o seu fígado, é que o seu médico vai aprovar a compra da sua próxima caixa de Roacutan® (impossível comprar caixas a mais do que a sua receita médica indica).

Por que Tratamento de Baixa Dosagem?

Os efeitos colaterais do Roacutan® são muitos (a maior bula de remédio que eu já vi na vida) e a baixa dosagem aumentando o tempo de tratamento diminui estes efeitos. Eu também peso menos do que 50Kgs, logo, ingerir duas cápsulas de 20mg ao dia seria uma dosagem muito alta e ter de comprar uma caixa de 10mg e outra de 20mg pra intercalar seria mais caro e difícil de controlar, por isso, meu médico optou por receitar apenas 01 comprimido de 20mg ao dia.

VALOR: Eu pagava na época, entre R$ 158,00 e R$ 170,00 reais pela caixa com 30 comprimidos de 20mg.
Termos de Consentimento Informado e Conhecimento de Riscos - Tratamento Roacutan (Isotretinoína)
Termos de Consentimento Informado e Conhecimento de Riscos - Tratamento Roacutan (Isotretinoína)
Termo de Consentimento Informado - Para todos os pacientes. A ser completado pelo paciente (pais ou responsável se paciente menor do que 18 anos) e assinado pelo médico. 

Basicamente este documento descreve que você paciente está ciente de alguns efeitos que Isotretinoína pode causar e sobre sua indicação (terá as suas iniciais preenchidas em cada um dos itens do termo):

01 - Tratar acne grave;
02 - Que seu médico te informou sobre outras opções de tratamento;
03 - Que você compreendeu as explicações sobre os efeitos colaterais;
04 - Que você compreendeu que pessoas tratadas com este medicamento apresentaram quadros de depressão ou outros sintomas psiquiátricos;
05 - Que alguns pacientes desenvolveram ideações de auto-agressão ou suicidas.
06 - Que antes de começar o tratamento você irá contar ao seu médico se já teve depressão ou se há casos na família;
07 - Que você vai interromper o uso se apresentar qualquer sintoma do item 4;
08 - Que você vai retornar ao médico mês após mês para acompanhar seu quadro evolutivo e exames;
09 - Que você não vai compartilhar o remédio com ninguém;
10 - Que você não doará sangue durante e até um mês após o fim do tratamento;
11 - Que você leu os materiais de apoio que seu médico te indicou;
12 - Que essa é uma decisão sua e do seu médico e que cada receita deve acompanhar os resultados dos exames.

E ai tem as assinaturas do seu médico, a sua, data e carimbos e etc.

Termo de conhecimento de riscos e consentimento (Para pacientes mulheres em idade fértil - A respeito de defeitos ao nascimento)

Basicamente este documento descreve que a paciente feminina está ciente de não poder engravidar durante o tratamento com Isotretinoína e o que ele pode causar no feto (terá as suas iniciais preenchidas em cada um dos itens do termo):

01 - Que você não está e nem ficará grávida durante o tratamento pois o feto pode ter severos defeitos congênitos;
02 - Que compreendeu que não deve tomar estando grávida;
03 - Que não deve ter relações sexuais sem usar 2 métodos contraceptivos ao mesmo tempo;
04 - Que sabe que as pílulas anticoncepcionais são efetivas mas usará também métodos de barreira;
05 - Que você vai avisar seu médico sobre o uso de outros medicamentos, pois estes podem atrapalhar a eficiência das pílulas;
06 - Que você entendeu sobre as formas primárias e secundárias de contracepção;
07 - Que você deve estar usando 2 métodos descritos acima pelo menos com um mês de antecedência ao uso de isotretinoína;
08 - Que você não pode obter isotretinoína sem apresentar exames de gravidez negativos;
09 - Que você leu os materiais informativos que seu médico te indicou;
10 - Que você deve parar de tomar isotretinoína se engravidar ou suspeitar estar grávida;
11 - Que você está apta a tomar isotretinoína porque atende aos critérios anteriores.

E de novo, as assinaturas do seu médico, a sua, data e carimbos e etc.

Efeitos Colaterais:

A lista de efeitos colaterais na bula é imensa, por isso, vou citar os efeitos dos itens 4 do primeiro termo:
Efeitos colaterais com o uso de Roacutan (Isotretinoína) Accutane
Efeitos colaterais com o uso de Roacutan (Isotretinoína)
Item 3: 
Mais frequentes: ressecamento dos lábios, pele, olhos e nariz.

Item 4: 
- Tristeza ou crises de choro; 
- Ansiedade ou mau humor; 
- Perda de interesse em atividades sociais ou esportivas que antes gostava;
- Falta ou excesso de sono;
- Mudança no grau de irritabilidade , raiva ou agressividade;
- Alterações de apetite ou perda de peso;
- Problemas de concentração ou de comportamento;
- Diminuição do rendimento escolar ou no trabalho;
- Desejo de afastar-se dos amigos e/ou familiares;
- Falta de energia;
- Sentimentos estranhos, ideias de auto-agressão ou de tirar a própria vida.

O que eu realmente senti?

O ressecamento dos lábios, olhos e cabelo foram os meus primeiros sintomas. Mas como minha dosagem era baixa eles não foram tão severos, na verdade o ressecamento do cabelo foi uma MA-RA-VI-LHA!!! Meu cabelo é super oleoso, eu lavo hoje e amanhã ele já ta ensebado, mas percebi que eu lavava e depois de 2, 3 e até uma semana (sim, pq eu fiz o teste do Cascão) ele continuava seco! Fiquei apaixonada...até meu cabelo começar a cair MUITO.

A pele ficou muito sensível, por isso, depilar o buço com cera era impossível, acabei ficando com duas manchinhas até hoje, porque tentei uma primeira vez e machuquei muito o local, sério, arranquei pele, porque sangrou, fiquei com feridas e as cicatrizes permaneceram. 

Eu comecei a me irritar mais facilmente, mas eu assisti vídeos no YouTube, passei horas em resenhas e fóruns e achava que essa coisa toda sobre o Roacutan® abalar o seu psicológico era conversa pra boi dormir, imagina, como um remedinho pra acne poderia interferir no seu estado emocional?

As Visões da Raven

Por volta do quarto mês eu estava completamente piradinha, sabe aqueles itens da lista?

Perda de interesse em atividades sociais ou esportivas que antes gostava = confere
- Falta ou excesso de sono = confere
- Mudança no grau de irritabilidade , raiva ou agressividade = confere
Desejo de afastar-se dos amigos e/ou familiares = confere

Dei pulos de alegria quando o Whatsapp saiu do ar, eu não suportava mais dar Oi, Bom dia, Boa Tarde, Boa Noite e muito menos dizer como eu estava pra qualquer desocupado que estivesse se intrometendo na minha vida, tipo o meu marido ou a minha mãe 😐.

Não, eu não queria me ferir e nunca passou pela minha cabeça a ideia de suicídio, mas com certeza eu queria fugir e me esconder, vivia mal humorada, angustiada, nada me animava mais, as coisas que eu mais gostava de fazer perderam o valor, e eu virei noites em claro sem fazer absolutamente nada de útil, apenas existindo. 

Como estava muito óbvio que algo estava errado relatei tudo isso ao meu médico que me deu exemplos de outros pacientes, conversou comigo e me alertou: "Cuidado, lembre-se que o tratamento acaba, mas você não terá mais amigos".

Respirei fundo, tirei a última faísca de animação de dentro de mim, voltei a sair com os meus amigos, a tratar melhor o meu amado marido que me ajudou muito durante esse período, voltei a trocar mensagens com a família no Whatsapp e tudo aos poucos foi voltando ao normal.

Se você esta passando por isso, ou se está com medo de passar, o que eu tenho a dizer é que se o resultado final vai te deixar mais feliz do que a sua felicidade de hoje, então, vá em frente, não desista, perceba que este não é o seu estado natural e recupere o poder sobre sua mente, tudo vai melhorar.

Produtos que utilizei para amenizar os efeitos colaterais e auxiliar no tratamento:
Produtos que auxiliam tratamento com Roacutan (Isotretinoína) Accutane
Produtos que auxiliam no tratamento com Roacutan (Isotretinoína)
1 - Para o ressecamento dos olhos: Fresh Tears - são como lágrimas falsas, uma solução que vai lubrificar seu olho sem causar ardência.

2 - Para o ressecamento dos lábios: Lip Balm Nívea Med Protection - utilizei por indicação do dermato, mas confesso que gostei muito mais do Lip Balm Nivea Puro e Natural Menta (minha primeira opção) ou o de Morango (minha segunda) e continuo usando até hoje. Tem um milhão de Lip Balms à venda e até a Bepanthol possui a sua versão em Lip Balm, porque algumas pessoas utilizavam a pomada na boca antes de dormir durante o tratamento com a Isotretinoína, mas eu nunca utilizei, então, não sei opinar.

3 - Queda de cabelo: Shampoo Antiqueda Vichy Dercos Energizante - a queda melhorou, mas eu precisava lavar o cabelo 3 vezes na semana (alegria de Cascão já era).

4 - Proteção da pele: eu utilizava para o rosto o Hidratante Facial Nívea Protetor Equilíbrio Nutritivo FPS 15 Pele Normal a Seca (embalagem azul) porque a minha pele estava bem seca, mas agora que ela voltou a ser oleosa (talvez um pouco menos) eu utilizo o da embalagem verde que é para Pele Mista a Oleosa. Mas nem de longe esse fator de proteção é o suficiente e eu utilizava todos os dias o Protetor Solar ROC Minesol OIL Control FPS 70 que é o meu queridinho até hoje 💗, o dermato indicou o Protetor Capital Soleil Clarify FPS 60 com cor, mas eu achei horrorosa a textura e a cor (eu ficava alaranjada) e o ROC não tem cor (dica pra espalhar melhor é só deixar a mão um pouquinho úmida).

5 - Higienização da pele: antes do tratamento eu já utilizava o sabonete líquido Effaclar Gel de Limpeza Facial Alta Tolerância (embalagem verde) que é mais indicado para peles mistas a oleosas e tem um cheiro floral  delicioso, aí comprei o da embalagem azul (desenvolvido para peles brasileiras, com zinco) que não cheira a nada, mas os dois foram muito fortes para usar durante o tratamento, fiquei com partes descamando na primeira utilização, então, acabei trocando pelo sabonete líquido Neutrogena Deep Clean Grapefruit com cheirinho frutal muito gostoso e esse não agrediu em nada a minha pele. Agora voltei a utilizar o Effaclar verdinho #xodó.

DICAS: para o sabonete líquido da La Roche-Posay (EFFACLAR) sempre há kits promocionais em farmácias onde você compra duas unidades e a segunda sai pela metade do preço, também existem promoções com o Shampoo Energizante da VichyFresh Tears (com até 22% de desconto) e para o protetor solar ROC Minesoil também, com descontos para a compra de duas unidades. 

Reações Alérgicas:
Alergia ao Differin 3% após o término do tratamento com Roacutan (Isotretinoína)
Alergia ao Differin 3% após o término do tratamento com Roacutan (Isotretinoína)
Tive reação alérgica ao Differin 3%, ácido receitado após o término do tratamento para inibir o aparecimento de cravos e espinhas, mesmo seguindo a recomendação de passar antes de dormir e SEMPRE lavar ao acordar, ainda tentamos dar pausas para a pele acostumar, mas não teve jeito, eu ficava com o rosto inchado e vermelho em vários pontos. 

Também tive reação alérgica à progressiva, meu cabelo não é nem cacheado, nem liso, é aquela mistura dos dois e eu sempre fazia retoque na raíz a cada seis meses, mas ao tentar fazer retoque no quinto mês de tratamento eu quase morri kkk. 

Assim que começaram a aplicar a progressiva eu já senti um desconforto fora do normal no nariz e garganta, imediatamente após terminarem a aplicação parecia que tinha alguém me sufocando, com as mãos no meu pescoço. Corri pro lavatório e lavaram bastante pra remover qualquer resíduo. 

Meu cabelo era comprido e também já tinha caído muito, ficando beeeem ralinho (apesar do uso do shampoo, porque nem toda semana eu lavava a quantidade indicada e o resultado era falho), então, sem progressiva e seco ele foi ficando cada vez mais esquisito. 
Meu cabelo antes, durante, o primeiro corte e atualmemte após o tratamento com Roacutan (Isotretinoína)
Meu cabelo antes, durante, o primeiro corte e atualmente após o tratamento com Roacutan (Isotretinoína)
Decidi cortar, passei a tesoura na nuca (nunca tinha usado cabelo curto), a primeira semana foi traumatizante e desesperadora, a segunda semana foi de aceitação e adivinha? To com o cabelo curto até hoje, sem intenção de deixar comprido de novo.

Resultado

Já da pra ver pelas fotos que o resultado foi impressionante, minha acne sumiu, a vermelhidão sumiu e sobraram apenas algumas manchinhas e cicatrizes. Na época do tratamento até os cravinhos do nariz sumiram, agora, depois de mais ou menos dois anos já percebo alguns cravos novamente. Espinhas? Sim, elas existem, principalmente depois que comecei o tratamento para a Endometriose, mas são umas duas ou três e do jeito que aparecem, desaparecem, são bem menores e não são doloridas, não são nódulos. 

Se você foi guerreira(o) e leu até aqui, espero que este post te ajude a decidir o que vale à pena pra você e que consiga tirar proveito de alguma informação aqui passada. 


2 comentários:

  1. Ola mim chamo cristiane!Muito obrigado pelas dicas vou fazer o tratamento,estava muito preocupada com os efeitos colaterais agora estou mais tranquila. Vc e nota 10😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane! Imagina, eu é que agradeço pelo seu comentário e carinho ^_^! Fico muito feliz em poder ajudar de alguma forma, e tenho certeza que dará tudo certo no seu tratamento! Em qualquer momento que parecer ser difícil, só continue confiante no resultado, pq vai acabar tudo bem minha linda! Sinta-se à vontade para compartilhar as suas experiências aqui comigo! Grande beijo!!!

      Excluir