Cosplay, você sabe o que é? Veja os melhores! - Menininha é a Mãe

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Cosplay, você sabe o que é? Veja os melhores!

Se você é fã de desenhos animados, histórias em quadrinhos, cartoons, animes, mangás, manhwas, doramas, live-actions, tokusatsus, filmes, seriados, vídeo games ou qualquer segmento de cultura pop que envolva personagens fictícios os quais você adoraria ver em carne em osso, então, você sabe do que eu vou falar agora: Cosplay!
Mas se você não é fã de nada disso e não entende do que se trata esse tal de "Cosplay"  calma, vamos explicar e simplificar pra você.

O que é Cosplay?

A palavra cosplay foi utilizada inicialmente por Nobuyuki Takahashi e é o resultado da junção de outras palavras em inglês "Costume" (fantasia) e "Play" (brincar) ou "Roleplay" (encenação), ou seja, cosplay é a caracterização de um personagem feita por uma pessoa, não trata-se apenas de usar uma roupa igual a do personagem mas de interpretá-lo, vivenciá-lo e trazer à realidade aquela figura. 
cosplayers famosos
Horizontal = Primeira linha: Jessica Nigri /Segunda linha: December/ Terceira linha: Alyson Tabbitha
É comum vermos cosplayers, ou seja, pessoas que fazem cosplay, agindo de maneira diferente de sua própria personalidade enquanto estão caracterizados, posando para fotos com desenvoltura, fazendo as poses mais conhecidas e dizendo as frases mais marcantes do personagem escolhido mudando até o tom de voz. 

Como surgiu o Cosplay?

Japão? Não, cosplay é coisa de americano, mais especificamente de americana, isso mesmo, Myrtle Rebecca Douglas Smith Gray Nolan ou "Morojo", nascida em junho de 1904 era membro da Los Angeles Science Fiction Society (Sociedade de Ficção Científica de Los Angeles) e trabalhou entre os anos de 1938 e 1958 editando fanzines e escrevendo artigos para revistas científicas da época. Após dois casamentos mal sucedidos, em 1933, Morojo conheceu Forrest J Ackerman em uma aula de Esperanto, um cara alto e bonitão que era tão fanático por ficção quanto ela.


Mororjo à esquerda e à direita com Ackerman fantasiados
Esse casal intelectual e afccionado publicaram juntos sua primeira fanzine em 1939, ano em que ocorreu também a primeira Convenção Mundial de Ficção Científica (Worldcon), na qual ambos apareceram fantasiados com roupas futuristas inspiradas no filme Things to Come (Daqui a Cem Anos) de HG Wells de 1936. Nos anos seguintes, os participantes do evento logo trataram de providenciar suas vestimentas também.

Ao contrário do que se divulga, Forrest J Ackerman, não idealizou as fantasias, na verdade, foi Morojo que as imaginou, projetou e confeccionou manualmente, ele claro, merece créditos por ter naquela época usado um traje exótico e brilhante, mas foi Morojo que assumiu sua paixão pela ficção de maneira tão literal e inovadora.

Infelizmente, Morojo foi esquecida pela cultura geek/nerd da época, e mesmo na Worldcon onde passaram a existir concursos de fantasias não haviam referências sobre sua iniciativa, sendo ela apenas citada como namorada de Forrest J Ackerman, este sim conhecido pelo uso dos trajes.
Nobuyuki utilizando o termo em magazines japonesas
Quando o escritor japonês Nobuyuki Takahashi visitou a Worldcon em 1984 e inventou o termo "cosplay" para descrever a experiência aos leitores japoneses, originou-se então, a verdadeira disseminação do termo e o boom dessa modalidade amplamente difundida entre os fãs de animes, mangás e vídeo games no Japão.

Após a morte de Morojo em 1960, seus ex-parceiros incluindo Ackerman, do qual havia se separado em 1940, escreveram memórias em sua homenagem. Nessas memórias há o relato de Ackerman sobre ser Morojo a responsável pela criação e execução dos primeiros figurinos de fãs do mundo. Pedue, um amigo próximo de Morojo no final de sua vida relata que "sua maior fraqueza era acreditar na bondade inata do homem, mas que isso era o que lhe permitia abraçar uma cultura que não a acolheu facilmente, um entusiasmo indomável que a protegia enquanto forjava seu próprio espaço em um fandom construído para meninos".
meryl streep aplaudindo
Se em 2018 ainda vivemos em um mundo sexista, imaginem em 1938, por isso, ao fazerem ou admirarem um cosplay lembrem-se da mulher que foi a precursora de um ato que até hoje une pessoas por uma mesma paixão acima de quaisquer outras características.

Cosplay é coisa de gente estranha?

Ainda há certa discriminação perante aos adeptos dessa modalidade, pessoas que julgam o hobby como sendo algo apenas para adolescentes rebeldes, nerds com problemas de convívio social ou apenas desocupados que não ganham nada com isso.

Opa, pera aí meu povo! Primeiro que julgamento não é bom sobre qualquer aspecto alheio, mas focando no assunto cosplay, esse estilo deve ser melhor compreendido da seguinte maneira:

Shirley Chua, Solange Amorim e o casal Albani e Carlos Paiva, todos caracterizados.
➜ Existem pessoas de todas as idades praticando esse hobby ao redor do mundo, veja os exemplos de Shirley Chua, que tem 70 anos e é de Singapura, ou de Solange Amorim (Tia Sol) que faz sucesso mundial com seus personagens aos 60 anos de idade, ou ainda Albani e Carlos Paiva que aos 56 e 65 anos respectivamente participaram do concurso  de cosplays na CCXP 2016 em São Paulo. 
Cosplay Alyson Tabbitha antes e depois
Cosplayers são pessoas comuns que não trocam a realidade de suas vidas pela ficção (a interpretação durante os eventos e momentos em que devem performar não os toma a consciência sobre si mesmos). São estudantes, trabalhadores e pessoas que dedicam seu tempo livre pra aperfeiçoarem suas técnicas neste hobby (acredite você ou não, olha como a Alyson Thabbitha é uma menina lúcida quando não está com o cosplay do Jack Sparrow, que é um cara piradinho né).
cosplayer Reika comendo fast food
Reika Arikawa comendo no intervalo de um evento
Já viu cosplay na feira? Só se no fim do evento ele foi comer pastel, porque essas pessoas não utilizam suas vestimentas e acessórios pra viver o dia-a-dia (olha a Reika Arikawa fazendo um lanchinho no intervalo de um evento).
confecção manual de cosplay
Processo confecção figurino da cosplayer December
Para muitos, este é um hobby caro, pois exige investimento em diversos materiais para compor a melhor fantasia, depende também de muita criatividade e habilidades manuais para a sua confecção (a cosplayer December mostra o passo a passo de vários figurinos em seu Facebook, onde ela mesma costura, desenha e pinta os tecidos e acessórios).
cosplayer Jessica Nigri
A cosplayer Jessica Nigri participa de vários eventos divulgando seu trabalho
O cosplay pode se tornar uma profissão. Não é tão comum no Brasil, mas mesmo aqui existem concursos e etapas de concursos mundiais que possuem prêmios com ganho de valores, além de atuações como promoter em eventos ou sua própria auto divulgação com ganhos nas redes sociais para cosplayers famosos (Jessica Nigri tornou-se uma das cosplayers mais famosas no mundo).
Famílias fazendo cosplay juntinhos
Famílias costumam fazer cosplay e protagonizam os personagens principais ou os mais legais de uma só vez da maneira mais fofa. (e olha, uma família de cosplayers unida em um evento me parece muito mais normal do que a minha que não tem motivo algum pra se unir, #tenso).
Amigos unidos jamais serão vencidos (pelo menos pela Rainha Metalia ou pela Rita Repulsa)
Fazer cosplay conecta pessoas que curtem os mesmos assuntos e essa é uma possibilidade maravilhosa para interação, surgimentos de novas amizades e até encontro de almas gêmeas 💗 (que tinder que nada, vá a algum evento que trate de um tema do qual você goste e impressione aquele alvo com todo o seu domínio sobre o assunto).

Achados de cosplays pela internet


Nessas fotos, consegui identificar apenas a primeira: Yaya Han caracterizada como Banshee Queen Enira - Lineage 2.

Olha esse Jon Snow e esse Tyrion que incríveis e tem Russel mais fofo do que esse?! 😍
melhores cosplays na internet
Melhores cosplays achados na internet
Cosplays Anime Friends e Ressaca Friends 2016/2017

Essas são fotos que tirei nos eventos Anime Friends e Ressaca Friends nos anos 2016 e 2017 (um cosplay mais lindo e simpático do que o outro).
Cosplays fotografados eventos Anime Friends e Ressaca Friends
Cosplays fotografados nos eventos Anime Friends e Ressaca Friends 

Nenhum comentário:

Postar um comentário