Descoberta musical! Conheça o estilo e a linda voz de AIMER! - Menininha é a Mãe

terça-feira, 20 de março de 2018

Descoberta musical! Conheça o estilo e a linda voz de AIMER!

Olá pessoal!

Este post é sobre mais uma descoberta musical recente que fiz navegando pela internet e se você perdeu o post anterior, poderá visualizá-lo aqui
Aimer - Moon Light
Aimer
Sou suspeita para falar sobre J-Pop, ou a música pop japonesa, já que o meu amor por esse tipo de sonoridade nasceu junto ao meu amor por animes. Quem tem o costume de assistir animes sabe que as músicas na abertura e encerramento dos desenhos muitas vezes são gravadas por bandas ou cantores com uma carreira sólida no Japão, porém, o contrário também ocorre, quando uma música emplaca em um anime de sucesso alavancando a carreira dos artistas responsáveis por sua gravação.  
Aimer
Aimer - Imagem do site oficial
O segundo caso pode ser aplicado à AIMER, uma cantora e compositora japonesa, nascida em Kumamoto, que iniciou sua carreira musical em 2011 fazendo parte do grupo "Agehasprings", uma esécie de time para criação e produção de músicas para outros artistas. Em maio desse mesmo ano, "Sleepless Nights", um álbum com influências de jazz e country foi lançado alcançando certo sucesso na loja do ITunes, mas foi em setembro que a música "Rokutousei no Yoru" foi selecionada como encerramento do anime No. 6, seguida de "Re: pray/Sabishikute Nemurenai Yoru wa" selecionada como vigésimo nono encerramento do anime Bleach, tema que desta vez, alcançou o primeiro lugar em downloads na plataforma. 
Aimer Music Station
Aimer - Music Station
Apesar do sucesso ao longo dos anos seguintes, com novos temas de animes e parcerias com outros artistas de sucesso como Taka (ONE OK ROCK), Yojiro Noda (RADWIMPS) e Chelly (EGOIST), AIMER sempre manteve sua identidade em segredo (algo que me lembra a SIA) revelando seu rosto pela primeira vez em 20 de agosto de 2016 no Music Station com a música "Chouchou Musubi".

Se você está pensando que essa minha recente descoberta (apesar da artista possuir uma carreira há alguns anos) agradará apenas aos fãs de desenhos animados japoneses ou que o som e os clipes seguem a linha mais pop com passos de dança sincronizados e batidas marcadas e conhecidas, então, você se enganou. Na verdade, a voz, as melodias e os clipes da AIMER são carregados de uma vibe meio folk, meio soul, algo que me lembra muito a Colbie Caillat, mas que vai além, porque também pode ser um pop e até mesmo um rock, pop rock ou algo alternativo, enfim, encontrei uma pluralidade de sons e emoções ao ouvir essa artista e por essa razão a compartilho aqui... 
Clipe: Kataomoi - Aimer
Clipe: Kataomoi - Aimer (2016)
Meu primeiro contato foi com a música "Kataomoi" pela qual senti amor à primeira vista, aliás, amor é a origem do nome AIMER, derivado de  "Je t’aime" ou "Te Amo" em francês e também é sobre o que se refere essa letra lindíssima:
"Mesmo que as rugas no seu rosto
Estejam maiores do que antes
Eu não me importo..."

"Os meus sonhos se tornaram realidade
Eu não consigo encontrar as palavras exatas
Para expressar o que sinto..."
Clipe: Yuki No Furu Machi - Aimer (2012)
Clipe: Yuki No Furu Machi - Aimer (2012)
Ao ouvir e assistir o clipe de "Yuki No Furu Machi" com recursos de Stop Motion e bonequinhos de pano detalhadamente confeccionados, seus ouvidos e olhos ganham um agradável presente, de repente, você se vê torcendo por personagens tão pitorescos, mesmo sem entender absolutamente nenhuma palavra em japonês, isso porque a música aliada ao vídeo despertam aquele sentimento de saudade e sem qualquer esforço nos identificamos com o que nos é apresentado.
Aimer
Aimer - Imagem do site oficial
Alguns clipes podem até encher os olhos d'água como o "Kimiwo Matsu", "Kyoukara Omoide" e "Re:prayno meu caso, mas a discografia de AIMER é extensa e recomendo que ouça os álbuns Best Selection "Blanc" e "Noir", lançados recentemente pela SME Records (Sony Music Entertainment -Japan), ambos reúnem os maiores sucessos desde o início de sua carreira. 

O site oficial com links para vídeos, downloads e compras está em japonês, mas vale a visita para acesso à suas redes sociais e clipes (e se você adorar um Google Tradutor pode se aventurar como eu 😁).

Nenhum comentário:

Postar um comentário