Super Bowl - Entenda o polêmico show do Maroon 5 |
Neste domingo 03/02/19 ocorreu em Atlanta (EUA) o Super Bowl, que é um jogo do campeonato da NFL (National Football League), a principal liga de futebol americano dos Estados Unidos, mas os fãs da música e não só do esporte sempre aguardam ansiosos os famosos shows que ocorrem durante o intervalo da partida, os chamados "Halftime Show".
Vários artistas consagrados já se apresentaram durante os 15 minutos de espetáculo, dentre eles:
2012 - Madonna
2013 - Beyoncé
2014 - Bruno Mars e Red Hot Chili Peppers
2015 - Katy Perry com Lenny Kravitz e Missy Eliott
2016 - Coldplay com participação de Beyoncé e Bruno Mars
2017 - Lady Gaga em 2017
2018 - Justin Timberlake
POLÊMICA
Super Bowl: Rihanna, Cardi B, Colin Kaepernick e Travis Scott |
Neste ano de 2019, as artistas Rihanna e Cardi B supostamente recusaram as ofertas da NFL para liderar o show. Ambas citaram o seu apoio a Colin Kaepernick, o jogador negro da NFL que alega que os donos da equipe conspiraram para mantê-lo fora da liga por protestar contra a brutalidade policial contra pessoas negras e pardas.
A banda Maroon 5 no entanto, aceitou se apresentar mesmo sob os protestos de mais de 120 mil fãs que assinaram uma petição da Change.org, pedindo que eles reconsiderassem. O rapper Travis Scott, que complementou o show do Maroon 5 concordou em se apresentar apenas porque a NFL se juntou a ele na doação de US $ 500 mil dólares para o Dream Corps, uma organização sem fins lucrativos que ajuda diversas comunidades.
Uma semana antes do evento, é comum haver uma coletiva de imprensa com os artistas envolvidos, mas a NFL, em uma aparente tentativa de evitar perguntas sobre Kaepernick, cancelou a coletiva da semana passada, gerando mais polêmica.
PERFORMANCE
Super Bowl: palco do show Maroon 5, coral gospel, episódio Bob Esponja e banda inspirada no desenho |
A apresentação (que pode ser vista aqui) contou com os maiores sucessos da banda, porém, o vocalista Adam Levine está recebendo uma enxurrada de críticas tanto dos fãs quanto da mídia especializada, com avaliações que lhe renderam a fama de "sem brilho" e "tedioso".
O jornal The Guardian chamou o show de "um resumo totalmente convencional dos maiores sucessos da banda", e o classificou com apenas duas estrelas em cinco. O New York Times, especulou que o Maroon 5 era provavelmente "a terceira ou oitava, ou talvez a 14ª escolha para atração principal". O blog Mashable chamou a performance de "o equivalente musical de um pote de maionese".
Os fãs ainda ficaram desapontados com o breve tributo ao criador do desenho "Bob Esponja Calça Quadrada", o americano Stephen Hillenburg, que faleceu em novembro do ano passado vítima das complicações da doença ELA (esclerose lateral amiotrófica), já que o Maroon 5, havia criado muita expectativa sobre isso no Twitter e todos esperavam ouvir a canção "Sweet Victory" cantada pelo Wendel Bezerra, Bob Esponja no desenho.
Super Bowl: incidente com Janet Jackson (2004), show Justin Timberlake (2018), Adam Levine sem camisa (2019) |
Levine também causou controvérsia ao tirar a camisa, o que levou muitos a criticarem esse ato, já que em 2004 Justin Timberlake expôs acidentalmente um dos seios de Janet Jackson no show do intervalo do Super Bowl e a rede televisiva CBN foi multada em US $ 550.000 dólares por mostrar um conteúdo ofensivo e inapropriado.
A multa foi anulada em 2011, mas o que repercute é Adam Levine não ser considerado inapropriado ao conduzir o show sem camisa, enquanto a carreira de Janet Jackson ter decaído após o ocorrido, lembrando que Timberlake se apresentou novamente no show do ano passado, mas Janet nunca mais foi convidada a se apresentar.
Até o momento desta publicação o vídeo disponibilizado pela NFL no YouTube com a íntegra do show possui 138 mil dislikes e apenas 17 mil likes. A má repercussão fez Adam Levine se pronunciar no Instagram compartilhando imagens de luzes no público que soletraram "One Love" durante a apresentação.
"Agradecemos aos nossos fãs por tornar nossos sonhos possíveis. E agradecemos nossos críticos por sempre nos estimular a fazer melhor. One Love". Ele acrescentou: "E a lista de palavras é ... Perdoar, rir, chorar, sorrir, compartilhar, viver, suportar, abraçar, lembrar, iluminar, preservar, inspirar, suar, lutar, expressar, dar, receber, elevar, subir Unifique, Fortifique, Amoleça, Dance, Grite, Sonhe, Eduque, Forneça, Inspire, Expire, Persevere, Fique, Ajoelhe-se, Supere, Ame, Escute."
Nenhum comentário:
Postar um comentário