Comece a Jogar Pokémon TCG (Estampas Ilustradas)! Tutorial para Iniciantes - Parte 2 - Menininha é a Mãe

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Comece a Jogar Pokémon TCG (Estampas Ilustradas)! Tutorial para Iniciantes - Parte 2

Pokémon TCG Online - Pokémon Estampas Ilustradas 
Olá pessoal, 

Essa é a segunda parte do post sobre Pokémon Trading Card Game (TCG) Online ou Pokémon Estampas Ilustradas, como conhecemos no Brasil. Se você não viu a primeira parte clique aqui e não deixe de conferir.

A primeira parte apresentou informações sobre a instalação do jogo e os Tipos de Cartas, nesta segunda parte falaremos sobre os tipos de baralhos, condições especiais que afetam os Pokémon, modos de duelo e dicas pra você ser um Mestre Pokémon!

"Ser de todos o melhor, vamos lá!"😁

TIPOS DE BARALHOS (DECKS)

Formato Padrão/Standard: O formato Padrão/Standard, também chamado de Formato Modificado por alguns jogadores, utiliza as coleções mais recentes, conforme as rotações*
Formato Temático/Theme: Um baralho temático é um baralho pré-montado com cartas convencionais. A maioria dos decks temáticos é projetada com uma estratégia específica (como Condições Especiais) ou tema (como Pokémon inicial) em mente. Existem baralhos temáticos exclusivos para o Pokémon Trading Card Game Online.
Formato Expandido/Expanded: O formato Expandido/Expanded utiliza coleções mais recentes até coleções um pouco mais antigas, conforme as rotações. 
Formato Ilimitado/Unlimited: Esse formato permite que os jogadores utilizem quaisquer cartas oficiais para jogarem as partidas. 
Formato Legado/Legacy: Formato em que o deck deve ser construído somente com as coleções Heart Gold & Soul Silver, Call of Legends e a série Black & White.
Pokémon TCG - Exemplos de Rotação
Pokémon TCG Online - Exemplos de Rotação
No Brasil, a responsável pelo lançamento das coleções traduzidas é a Copag. Você pode conferir as coleções de todos os formatos (cartas impressas e online) entrando no site oficial da Copag.

*Rotação/Rotation: é o termo utilizado para designar quais coleções pertencem a quais formatos, já que novas coleções são lançadas constantemente.

TELA DE DUELO

1 - Active Pokémon/Pokémon Ativo: refere-se ao Pokémon que fica à frente da linha de combate (que pode atacar, e que no geral é alvo dos ataques). Esse termo também pode ser referido como Pokémon Defensor/Defending Pokémon, ou Pokémon Atacante/Attacking Pokémon quando é do oponente;


2 - Bench/Banco: é a área destinada a colocar até 5 Pokémon (a menos que outra carta diga o contrário). Todo o Pokémon que não é o ativo é chamado de Pokémon do Banco. Apesar de não poderem atacar ou recuar, esses Pokémon podem no geral, utilizar de Habilidades (Abilities);


3 - Coins/Moeda: são as moedas que acompanham os decks, utilizadas para definir o jogador inicial de cada partida com as faces de Cara/Coroa, são também utilizadas por alguns golpes dos Pokémon;

Pokémon TCG - Disposição das Cartas na Tela de Duelo (Field)
Pokémon TCG Online - Disposição das Cartas na Tela de Duelo (Field)
4 - Discard Pile/Pilha de Descarte: É o local específico que fica abaixo do baralho/deck, onde as cartas utilizadas como Treinadores, Suportes, Pokémon Nocauteados são postos. A pilha de descarte deve obrigatoriamente ter as cartas viradas para cima e podem ser acessadas por ambos os jogadores a qualquer momento da partida;

5 - Hand/Mão: Refere-se a quantidade de cartas na mão do jogador ou do oponente com as quais, cada um executa suas jogadas;


6 - Prize Card/Prêmio: refere-se as cartas que são puxadas quando algum Pokémon do oponente é nocauteado. São utilizadas 6 cartas de prêmio num deck de 60 cartas. Quando todas as cartas prêmio são puxadas, o jogador que as comprou ganha o jogo.


Outras Informações:

Damage/Dano: quando o Pokémon Ativo ataca, geralmente, esse ataque gera alguma quantidade específica de dano, que são divisíveis por 10 para cada contador de dano;

Damage Counters/Contadores de Dano: são as representações de quanto dano o Pokémon em específico possui (um contador aparecerá na parte superior da carta);

Lost Zone/Zona Perdida: É considerada uma “pilha de descarte avançada”, onde, em tese, as cartas movidas para essa área estão fora do jogo. No geral, cartas que utilizam ou enviam outras cartas para a Zona Perdida encontram-se no formato de deck Ilimitado (anteriores a série Black & White).

Field/Campo: representa a área do jogo que engloba tanto o Pokémon ativo, quanto os Pokémon do Banco.

Hit Points (HP)/Pontos de Saúde (PS): representa a quantidade de contadores de dano a qual o Pokémon consegue suportar. A quantidade de dano igual ou maior ao número de HP/PS representa que o Pokémon foi nocauteado.

Knock Out/Nocautear: representa uma quantidade de contadores de dano igual ou maior ao número de HP/PS representado na carta do Pokémon. Após ser nocauteado o Pokémon é colocado na pilha de descarte.

Rarity/Raridade: refere-se ao símbolo no canto inferior direito da carta e que reflete a sua tiragem e/ou o quão fácil é tirar a carta em um booster. As raridades são: comum (um círculo), incomum (um losango em pé), e rara (uma estrela de cinco pontas). Cartas promocionais e energias básicas não costumam ter esses símbolos.

CONDIÇÕES ESPECIAIS QUE AFETAM OS POKÉMON
Pokémon TCG - Condições Especiais que Afetam os Pokémon
Pokémon TCG Online - Condições Especiais que Afetam os Pokémon
Queimado: quando um Pokémon estiver Queimado, aparecerá um “marcador de Queimadura” nele . Enquanto ele estiver Queimado, tire “cara e coroa” na moeda depois do turno de cada treinador. Se o resultado for coroa, coloque dois marcadores de dano nele, ignore Fraqueza e Resistência.

Envenenado: se um Pokémon estiver Envenenado, aparecerá um “marcador de Veneno” nele. Enquanto estiver Envenenado, o Pokémon sofre 10 pontos de dano após o turno de cada jogador, ignorando qualquer Fraqueza e Resistência, mas cuidado, pois existem golpes que aumentam o marcador de dano para 30/60/90 e até mais pontos por turno.

Confuso: se um Pokémon está Confuso, você deve tirar “cara ou coroa” na moeda toda vez que tentar atacar com ele, se der cara, o ataque funciona normalmente, mas se der coroa, seu Pokémon ataca a si mesmo, sofrendo 30 pontos de dano (nesse caso, a Fraqueza e Resistência não contam). O Pokémon confuso pode recuar normalmente para o banco e perder sua condição especial desde que você pague o custo de recuo dele. Enquanto durar esta condição, a carta ficará virada de cabeça para baixo. 

Adormecido: quando um Pokémon está Adormecido, ele não pode atacar nem recuar. Após o turno de cada jogador a moeda é jogada, se der “cara”, o Pokémon acordará (voltando a posição vertical), mas se der “coroa” o Pokémon continuará Adormecido (na posição horizontal com a parte superior da carta voltada para o lado esquerdo), sendo necessário repetir esse processo.

Paralisado: quando um Pokémon está Paralisado, ele não pode atacar nem recuar (a carta ficará na posição horizontal com a parte superior voltada para o lado direito). Se um Pokémon Ativo está Paralisado, ele se recupera depois do turno do Treinador dele, ou seja, quando o Pokémon está Paralisado, ele não poderá agir no seu próximo turno, mas depois disso ele volta ao normal.

ATENÇÃO:
- Os Pokémon podem sofrer com mais de uma condição especial na mesma vez (Ex: envenenado e queimado ao mesmo tempo).

- Evoluir um Pokémon, automaticamente, retira todas as suas condições especiais.

TIPOS DE JOGO - MODALIDADES

DESAFIO DO TREINADOR
Pokémon TCG Online - Desafio do Treinador
Pokémon TCG Online - Desafio do Treinador
Nessa opção você enfrenta adversários (da máquina) em três Ligas Diferentes (OuroPlatina e Campeonato Municipal) com Baralhos Temáticos pré-montados e tem a missão de conseguir obter o ranking de 5 estrelas vencendo cada adversário, além de batalhar a quantidade mínima de vezes com cada baralho (geralmente 7 a 12 vezes para cada deck). Os baralhos são bem fracos, mas essa é a melhor forma para ganhar novas cartas e desbloquear esses baralhos para o Modo Versus, veja a seguir:

- Ganhar 01 Partida com um Baralho Temático = ganhar 01 nova carta (são 07 cartas desbloqueáveis para cada baralho);
- Ganhar 12 Partidas com um Baralho Temático = este baralho será desbloqueado para o modo versus;
- Ganhar 12 partidas com outro baralho temático (um que já pode ser usado no Modo Versus) = você receberá um pacote de booster.

Cada um dos 12 treinadores do Desafio do Treinador têm um indicador de progresso medido em estrelas. Quando você jogar uma partida contra algum Treinador, o indicador encherá e você receberá Fichas de Treinador por seu progresso. Quando você chegar a quatro estrelas, ganhará um pacote de booster.
Pokémon TCG Online - Ligas/Baralho Temático e Pacote de Booster
Pokémon TCG Online - Exemplos de: Ligas/Baralho Temático e Pacote de Booster
A primeira vez que você derrotar todos os 12 Treinadores de uma Liga, ganhará pacotes de booster!

Aqui também temos a facilidade de escolher um adversário sabendo o tipo de baralho que ele usará, assim, basta utilizarmos um deck que tenha vantagem sobre o nosso oponente. Calma jovem, vamos falar de cada tipo e suas vantagens, fraquezas e resistências logo mais.

Desafios Diários e Desafios Especiais

Diariamente são propostos desafios associados a um tipo particular de Energia. Complete estes desafios para ganhar recompensas, como Fichas de Treinador ou pacotes de Booster, e para ganhar experiência para o tipo de Energia desse desafio. Você pode subir de nível desse tipo de Energia ao completar esses desafios, e quando fizer isso, ganhará recompensas promocionais adicionais, como moedas de uma Energia específica, capas para cartas e caixas decorativas de baralho. Quando você começar a jogar pela primeira vez no Pokémon Estampas Ilustradas Online, só poderá ter um Desafio Diário ativo por vez. Ao avançar de nível, você poderá tentar completar até três Desafios Diários simultaneamente.

MODO VERSUS

Aqui, você pode escolher um baralho temático pré-montado ou um baralho que você mesmo construiu da sua coleção de cartas para jogar contra outro jogador. Após cada partida, independente se perder ou ganhar, você receberá recompensas. Após jogar a sua primeira partida no Modo Versus você desbloqueará o baralho temático Poder Mental. 
Pokémon TCG Online - Modo Versus
Pokémon TCG Online - Modo Versus
Os Pontos Versus são concedidos cada vez que você ganha uma partida neste modo. Ao ganhar Pontos Versus, você desbloqueará Recompensas Versus, que são recompensas, como fichas de treinador, pacotes de booster e até mesmo cartas de Pokémon-EX! A cada três semanas, todos os Pontos Versus são reiniciados e as Recompensas Versus são alternadas para que se tenham sempre novas recompensas para serem desbloqueadas.

MODO EVENTOS (TORNEIOS)
Pokémon TCG Online - Modo Eventos (Torneios)
Pokémon TCG Online - Modo Eventos (Torneios)
Você pode participar de torneios de eliminação direta com 8 jogadores utilizando Bilhetes de Evento* ou Fichas de Treinador. Pode-se usar nos torneios Baralhos Temáticos, Expandidos, Padrão ou Legado (cada torneio definirá o tipo de baralho permitido). Todos os torneios oferecem recompensas dependendo da sua classificação final (do primeiro ao último lugar), incluindo Fichas de Treinador, Bilhetes de Evento, Pacotes de Booster e Baús Incomuns**. Você também poderá rodar a Roda da Fortuna*** após cada partida que jogar!

*Bilhetes de Evento: você pode ganha-los jogando contra oponentes controlados pela máquina no Desafio do Treinador ou contra outros jogadores online em disputas de Torneios ou no modo Versus, além de via Bônus de Login do jogo e na Roda da Fortuna.

**Baús Incomuns: as recompensas desses baús incluem Fichas de Treinador e Cartas.

***Recompensas Roda Da Fortuna: ganhando ou perdendo no Modo Torneio, você poderá rodar a Roda da Fortuna para receber uma recompensa. Estas rodas oferecem desde Fichas de Treinador, Bilhetes, Baús Incomuns até a Caixa Misteriosa de Vencedor.

DICAS VALIOSAS

- O site da Copag ensina a construir baralhos, algo super útil, já que os pré-montados disponíveis no jogo não são fortes ou bons o suficiente para disputar Eventos, por exemplo;

- Lembre-se de utilizar cartas de Apoiadores que te façam comprar mais cartas (no começo do jogo, quanto mais opções de Pokémon e itens disponíveis para usar, melhor). Tome cuidado apenas, quando as suas 60 cartas estiverem perto de acabar, pois o jogador que ficar sem cartas perde o jogo imediatamente, mesmo que tenha ganho mais cartas de prêmio;

- Utilize Pokémon Básicos o suficiente para começar a rodada. Começar uma partida sem conseguir puxar um Pokémon Inicial fará que o seu deck seja embaralhado novamente, porém, para cada vez que isso ocorrer o seu adversário poderá puxar uma carta extra;

- Cuidado ao montar baralhos apenas com Pokémon EX, GX ou Mega, já que bastará o seu adversário derrotar 3 dos seus monstros para levar as 6 cartas prêmio em jogo, ganhando a partida; 

- Se o seu baralho possuir Pokémon apenas de um tipo (exemplo: Lutador), utilize cartas de Pokémon que tenham diferentes fraquezas, cartas com fraqueza ao tipo Psíquico e Grama no mesmo deck, assim ao jogar no modo Versus ou Torneio contra um desses dois tipos que possuem Vantagem sobre o seu, é possível escolher aqueles Pokémon que não serão afetados por essa desvantagem.

Ufa, se você leu até aqui está mais do que preparado para começar a se divertir, vai encarar?

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