Como é ter um gato da raça gigante Maine Coon? Conheça o Logan, meu gato de 9 Kg! - Menininha é a Mãe

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Como é ter um gato da raça gigante Maine Coon? Conheça o Logan, meu gato de 9 Kg!

Logan: gato da raça Maine Coon, pesando 9 Kg.
Logan - gato da raça Maine Coon, peso atual: 9 Kg.
Olá pessoal, 

Hoje falarei sobre como é ter um gatinho gatão da raça Maine Coon. Aqui em casa tenho dois moradores felinos e felpudos, a Kirara (uma gata fêmea da raça Persa que tem um post só dela) e o Logan, gato macho da raça Maine Coon.

O maine coon é a maior raça de gatos domésticos do mundo, e seus exemplares chamam muito a atenção por seu tamanho gigante, o Logan por exemplo, pesa atualmente 9 Kg de muita fofura. A aquisição de um exemplar da raça deve ser feita em um gatil especializado, que apresente o pedigree do animal (com informações sobre disposições genéticas e saúde dos pais e avós do filhote). 

Visite SEMPRE o gatil para avaliar as condições e estrutura do local, evitando colaborar com criadores que não respeitam a qualidade de vida de seus animais. Questione o criador sobre o processo de ninhadas das gatas matrizes e não adquira um filhote antes dos 4 meses de idade, pois este é o tempo necessário para o desmame natural. 

Em gatis que trabalham com condições adequadas e amor aos seus felinos, o valor inicial de um filhote gira em torno de R$ 3.500 reais, podendo ultrapassar os R$ 7.000 reais em um exemplar sem castração (para possibilidade de reprodução, porém, as intenções deste comprador serão avaliadas).  

Origem da Raça Maine Coon

Não se sabe ao certo a origem da raça, mas o nome Maine faz referência ao Estado do Maine nos Estados Unidos (localizado no extremo nordeste do país) e Coon foi extraído da palavra "guaxinim" em inglês (raccoon). Dito isto, há uma lenda bem engraçada que explica o surgimento da raça como sendo o cruzamento entre gatos selvagens e guaxinins (pode isso produção?!). 

Origem EUA raça gatos Maine Coon: cruzamento entre gato e guaxinim? Raccon and cat
Origem da raça de gatos Maine Coon: cruzamento entre gato e guaxinim? 
Na verdade o que se sabe, é que esta é uma das primeiras raças originadas nos Estados Unidos, e que seu surgimento provavelmente deve-se ao cruzamento natural entre gatos selvagens de pelo curto que já habitavam as terras americanas e gatos de pelo longo como o Angorá, trazidos por navegantes (e até Vikings) vindos da Europa.

E por que os Vikings e navios teriam gatos em viagens que atravessavam os sete mares? Simples, controle de pragas, ou seja, de ratinhos. Em meados da década de 50 essa raça começa a se destacar e surgem os primeiros criadores. No Brasil, o primeiro estado que deu início à sua criação foi o Rio Grande do Sul em 1994, com o Gatil Shambala, de Montenegro, Porto Alegre.

Tamanho da Raça Maine Coon
Tamanho da raça de gatos gigantes Maine Coon
Tamanho da raça de gatos gigantes Maine Coon
Não é difícil encontrar exemplares da raça que cheguem a 1 metro de comprimento, os gatos machos podem pesar até 11 Kg, enquanto as fêmeas até 7 Kg. Confesso que nunca tirei medidas do Logan, mas seu peso é monitorado a cada ida ao veterinário. 

Há algum tempo atrás, ele passou por uma virose e sofreu com vômitos e diarreia perdendo um pouco de peso, chegando a pesar 8,6 Kg, mas hoje já esta hidratado e se alimentando normalmente, por isso recuperou as 400 gramas perdidas e ficou gatão de novo!

Logan, gato maine coon filhote e adulto comparado a gato persa
Logan filhote (ainda no gatil) e adulto comparado a Kirara (Persa, 2 anos e 2 meses mais velha)
A estrutura muscular do maine coon é forte e robusta, ele possui grandes patas e um rabo longo e felpudo. A pelagem em seu dorso é mais curta e vai alongando em direção à barriga onde o pelo é bem denso e macio. Tivemos que raspar a barriguinha do Logan para realizar exames de ultrassom e investigar o seu mal-estar, por isso, sua pelagem não está uniforme, mas neste calor, acredito que lhe traga mais conforto. 

O maine coon se desenvolve até os 3 a 4 anos de idade quando atinge a fase adulta. O Logan completará 5 anos em março deste ano, mas para mim ainda é tão fofo quanto um filhotinho (aos quatro meses de idade, quando o trouxemos para casa ele já era do tamanho da nossa gata persa, que possui 2 anos e 2 meses a mais do que ele).

Temperamento da Raça Maine Coon

Essa pode não ser uma raça de colo, mas eles fazem questão de estar sempre por perto e te seguem pela casa. O Logan é só amor para toda pessoa ou animal que passe em frente a nossa casa e não há um só dia em que vizinhos e visitantes não se impressionem ou parem para mimar esse gato gigante, o que ele retribui com miadinhos e esfregões de cabeça na tela do quintal e ainda se deixa acariciar.


Gatos e Árvores de Natal, Cats and Christmas Tree
Pelo visto, qualquer gato ama bolinhas de Natal
Procurando por um cachorro? O Logan adora brincar de jogar a bolinha e esse é um comportamento normal entre os maine coons, você joga a bolinha e sim, eles vão buscar e te entregar pra você jogar de novo como qualquer cachorro faria. 

O Natal aqui em casa após o Logan perdeu seu principal item de decoração, a árvore, porque foi impossível manter as bolinhas penduradas nela, viraram todas bolinhas de arremesso. O comportamento da raça é muito brincalhão e será assim mesmo após a fase adulta, durante toda a vida.
Logan e Ike trocando carinhos
Logan e Ike trocando carinhos
Agora, não sei se isso se aplica apenas ao Logan, mas acredito que eles escolham UMA pessoa pra amar e devotar, neste caso, o meu marido 😳. Não é comum o relacionamento desses dois kkk, quando o meu marido vem chegando do trabalho, o Logan dispara para a porta de entrada e começa a miadeira, do corredor já é possível saber que ele está em casa esperando com muita festa.

Eles vocalizam muito e há um tipo de miado pra cada situação. Meu marido mal abre a porta e os dois já começam a conversar, isso mesmo, porque é um miado daqui e um mimo dali perguntando: Cadê o meu meninão? Como tá esse gatão? Sentiu saudade bonitão? E para cada pergunta do meu marido o Logan solta miados altos e curtos como se dissesse AquiBem e Sim respondendo cada questão.
Nova estampa do sofá e hora de dormir do Logan e Ike
Nova estampa do sofá e hora de dormir do Logan e Ike
Na hora de dormir, é claro que o Logan já descobriu que a cama é o local da casa mais confortável, mas qualquer lugar do mundo onde o meu marido esteja é o suficiente, por isso, dormimos todos os dias, eu do meu lado da cama e o Logan abraçado, em cima ou de conchinha com o Henrique, eu não tenho vez nessa relação dos dois kkk. 

O detalhe aqui é que o Logan também baba muito, então, meu sofá que é o local dos cochilos da manhã e tarde, adquiriu uma estampa de poás com uma mancha para cada soninho profundo (eu sei que existem capas e lavagem de sofá por ai, mas né, daremos um jeito um dia).

Cuidados e Higiene

Gatos castrados costumam ter pelagem mais abundante e este é o caso da maioria dos maine coons, já que a reprodução descontrolada e fora do padrão não é indicada. A escovação é muito importante, principalmente no verão quando eles suam e podem ficar com aspecto molhado, causando nós difíceis de remover e aumento das bolas de pelo (pois estão perdendo as camadas extras desnecessárias para o calor) e que podem ser ingeridas causando maiores problemas. 
Higiene, escovação e produtos para gatos Maine Coon - Logan e sua cara de felicidade após o banho
Higiene, escovação e produtos para gatos Maine Coon - Logan e sua cara de felicidade após o banho
A utilização de escovas adequadas para felinos de pelo longo (com pontas arredondadas para massagear ao invés de machucar) e rasqueadeiras (que removem os pelos mortos) contribuem para a adequada escovação. A necessidade de banhos com produtos específicos para gatos (alguns shampoos para cachorros são tóxicos para felinos) pode ser vista junto a um veterinário.

Eu utilizo os produtos da linha Vetriderm HidraSense da Bayer que são hipoalergênicos e indicados para cães e gatos. O Logan chegou a apresentar um início de caspa antes de utilizar essa linha, mas controlamos isso, e como vocês podem ver acima, ele fica com uma cara de felicidade muito convincente após cada banho #SQN.

Adaptabilidade e Convivência
Adaptabilidade e convivência da raça de gatos Maine Coon
Adaptabilidade e convivência da raça de gatos Maine Coon
Apesar do tamanho, os maine coons se adaptam bem em apartamentos e no geral convivem em harmonia com crianças, outros gatos, cachorros e até roedores, porém, minha experiência própria recomenda que você tenha um maine coon e outro animal tão grande quanto ele, para que ninguém se machuque nas brincadeiras (na verdade sobram umas patadas e mordidas para a Kirara que é muito pequena e super na dela). 

Disposição Genética

Como pré-disposição genética, a raça pode apresentar gengivite e cardiomiopatia hipertrófica - HCM (alteração cardiológica congênita), mas esta já pode ser identificada em exames de DNA e os gatis especializados possuem atestados de negatividade desta e de outras doenças como o vírus da FIV (Imunodeficiência felina, ou “Aids”) e da FeLV (Leucemia felina).

Fique atento aos brinquedos e objetos pequenos, porque como diz o ditado: "a curiosidade matou o gato" e os maine coons possuem bocas grandes capazes de engolir corpos estranhos que você nem imaginaria, podendo ocasionar ruptura intestinal entre outros problemas graves.

Ao perceber que o seu animal de estimação não está se alimentando e bebendo água, além de apresentar episódios de vômitos e diarreias, leve-o imediatamente ao veterinário, pois estes sintomas resultam em desidratação muito rapidamente, que se não tratada, pode levar o animal à morte.

O Logan precisou de soro subcutâneo para se reidratar, mas exames de urina, sangue e fezes não constataram nenhuma alteração ou presença de parasitas. Nós o alimentamos com ração especial para trato digestivo durante dois dias e entramos com a medicação para estabilizar os seus sintomas.  

Escolha do Nome
Escolha do nome Logan para o meu gato da raça Maine Coon (Hugh Jackman)
Escolha do nome Logan para o meu gato da raça Maine Coon (simples, o Hugh Jackman é um gato)
Acho que você já desconfia de onde surgiu a inspiração para o nome Logan, claro o personagem Wolverine dos X-men. (não tem nada a ver com o fato do Hugh Jackman ser um gato também 😆). Mas com essas patas enormes, imagina o tamanho das unhas, pois é, verdadeiras garras iguais as do Logan personagem da Marvel mais conhecido como Wolverine principalmente nas HQs.

E você, teria um Maine Coon? Prefere outro tipo de bichinho de estimação? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário